Visualizações do blog

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Caçadores de Crentes



Sou protestante e todos que me conhecem sabem disso. Para os desavisados protestante é o vulgo evangélico. Digo vulgo porque denominar-se evangélico é algo muito vago hoje em dia. Afinal, hoje em dia tem-se igrejas pra tudo quanto é gosto (ou desgosto). Bom, mas isso já é assunto pra outro post.

Estou aqui para falar do bullying existente contra nós. Sou da igreja desde que nasci, o que já pode ser irritante porque sempre vai ter o sujeito pra dar pitaco "ah, então você só é da igreja porque seus pais são". É, talvez eu só esteja indo pra igreja mesmo por causa dos meus pais. Afinal, ainda tenho quatro anos de idade. Será que ninguém repara que se um cidadão de 19 anos continua freqüentando a igreja assiduamente é porque ele realmente acredita naquilo?

Outra coisa que costuma me irritar muito nesse meio dos bullyings é quando referem-se a nós como "crente". Primeiro porque é um termo bastante vago, digo... qualquer um pode crer em qualquer coisa. Então se me chamam de crente o que querem dizer com isso? Crente em astrologia, crente na ciência, crente na mitologia, crente em duendes, crente na xuxa? Segundo porque sempre tem o engraçadinho pra rimar crente com outra palavra que também termina com 'ente'. Acredite, isso não é legal. Porque Imagine que eu saia por aí rimando buda com... ah, deixa pra lá.

Me intriga muito quando, depois de um certo tempo de conversa, a pessoa descobre que eu sou protestante e faz aquela cara de espanto.
- Nossa, mas você é tão legal!
Vocês não sabem o mal que isso me causa. É como se com essa pequena afirmação vocês fizessem questão de retirar todo o julgamento anterior construído e tivessem que reformular uma nova maneira de me enxergar. Em outras palavras, dizer "nossa, mas você é tão legal!" na verdade só traduz "mas você devia ser um porre!" ou, no mínimo, "pff, conta outra que você é de igreja".

Bom, aqui vai uma dica para vocês: nós somos cidadãos como outros quaisquer. E nem todos nós somos abitolados. Uma pessoa para ser chata não precisa ser da igreja. Os chatos não são exclusividades das igrejas, acredite em mim. Eles já dominaram todos os cantos insondáveis dos círculos e camadas sociais. Eles são algo parecido com a torcida do flamengo, só que de um ponto de vista negativo.

Nunca entendi porque todo ladrão tem que ser pastor, digo... porque todo pastor tem que ser chamado de ladrão. Isso é uma generalização cruel. É como dizer que toda loira é burra, todo padre é pedófilo, toda macumba é do mal, todo tricolor é afeminado, todo político é lad... ops, esse último está certo mesmo.

Mais um mito a ser caído por terra: nem todos de nós achamos que atividades como dançar, beber ou fumar são coisas do capeta. Pelo contrário, essas coisas não são 'pecado'. Dançar é uma ótima atividade que trabalha com a saúde do corpo (dependendo da "saúde" da música que se dança). Beber, quando não em medidas drásticas, também não causa grandes problemas ao organismo. Em alguns casos e em pequenas porções diárias como o vinho, pode até fazer bem à saúde (http://www.bemdesaude.com/content/vinho_faz_bem_a_saude.html).
É claro que o ideal seria evitar o álcool no caso de o organismo já ser propenso à dependência do mesmo. E fumar... bom, fumar também não é pecado. É só burrice mesmo.

Enfim, por ora esses eram os pontos que eu queria elucidar. Foi bom abrir um pouquinho mais a mente da galera e falar sobre esse assunto com bom humor e leveza.
E, continuando nesse espírito, gostaria de concordar que tem muito "crente" por aí dando mole e soltando umas que... bom, merecem no mínimo um destaque.
Vejam essa faixa que achei na internet.



É isso aí gente, espero que tenham gostado e que ninguém se sinta ofendido. Afinal com gentileza e bom humor, o mundo se atirará aos seus pés*.

* Amyr Klink.

8 comentários:

  1. Verdade Priscilla, ser cristão hoje em dia torunou - se uma forma de ter inumerados rótulos erradamente. Adorei o texto (:
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.
    Concordo com tudo que você falou,
    Esse preconceito rola firme por aí.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu texto. Apesar de não frequentar a igreja assiduamente, quando passei a ir em uma muitos amigos meus me julgaram/zoaram demais. Acho que cada um sabe o que é melhor pra si e generalizações são muito pejorativas. Parabéns pelo texto Pri =*

    ResponderExcluir
  4. Pri, depois desse texto, espere mais bullyings...

    ResponderExcluir
  5. cara, n culpo muito os n cristãos... vejam os exemplos que eles tem de cristãos por aí. É só vc ligar a tv que vai ver um monte de barbaridade, nós, REAIS CRISTÃOS que temos de mudar esse conceito.

    ResponderExcluir
  6. É uma verdade... Quando era menor, sempre conversava com os amigos sobre isso...
    Me perguntavam o que eu podia fazer, ver ou usar... Aí eu explicava que não era assim, que isso era apenas um estereótipo e tal...
    Mas a maoiria das pessoas falam do que não sabem ou do que ouvem falar.

    ResponderExcluir
  7. Dificil falar o que ser ou não ser, fazer ou não fazer. Sei que se você é fiel a Deus em todos os sentidos, voce pode ser você mesmo porque assim vai dar certo a sua maneira, e de qualquer jeito, sempre alguém vai te julgar!

    ResponderExcluir
  8. o melhor foi a faixa UHUHSAUHSAHU
    muito bom o post, vou passar a visitar essa budega aqui :P

    ResponderExcluir