Visualizações do blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Odeio a combinação 'dissertativo-argumentativo'


Estive fazendo provas de vestibular durante essas últimas semanas. Enfim, e foi aí que tive de enfrentar o mal perseguidor de muitos alunos - nos quais eu me incluo: a redação.

Tá tudo bem, eu gosto de escrever sim... estaria mentindo se dissesse que não tenho habilidade para tal exercício. Mas no vestibular a redação me apavora! E não é por causa do tempo, do tema, da criatividade ou de quaisquer outros fatores. Não. Eu simplesmente descobri que odeio fazer redações, não levo jeito. Sei lá... é um gênero esquisito onde tudo tem uma medida exata e milimétrica - pincipalmente no vestibular. Em dados momentos, chego a pensar que estou pondo uma fórmula de física em prática, sem brincadeira. Eu fico tentando lembrar as dicas dos parágrafos, os macetes dos conectivos, a não repetição de termos e todo esse blablablá muito chato e cansativo. Juro pra vocês que quando leio o comando 'produza um texto dissertativo-argumentativo' eu já fico de cara amarrada. Eu não quero argumentar nada com ninguém, caramba! Sou mimada, quero escrever coisas avulsas que as pessoas poderão odiar, se preciso! Ou amar, de preferência né...

O resultado das minhas redações é um conjunto de coisas bem medíocres, sem erros ortográficos, automático, pseudo-inteligente e muito (eu disse muito) entediante. Fica muito água-com-açúcar mesmo (se quiserem comprovar, posto aqui uma redação minha, só não vomitem depois).
Enfim, não sei o motivo certo... se é porque não tenho técnica, talento ou falta de prática... mas sou muito ruim no quisito 'redação'.

Talvez eu seja inconsequente mesmo agindo desse modo, ou talvez eu seja só imatura também... O fato é que me irrita ter de escrever um texto que qualquer outra pessoa poderia fazer no meu lugar - e muito melhor, diga-se de passagem.

Tudo bem, se eu passar: aqui vai meu adeus às redações de vestibular!


Mas nada é para sempre, uma hora eu sei que elas me assombram de novo.
Beijos.

2 comentários:

  1. Dica: Priscilla,as redações partem da lógica que a fala é uma ferramenta. Falarei em metáfora: se você está com um abridor de garrafas nas mãos deve saber usá-lo para abrir a garrafa, isto é dissetativo-argumentativo. Se você está com um abridor de garrafas e deixa a garrafa fechada e usa-o como flor, isto é poesia. Uma grande saída para escrever redação: mate a Priscilla, torne-se um estudante de direito de meados do século XX, com algumas manias, equilíbrio político, senso de ordem e crente no futuro. Pronto. Criar personagens é a melhor forma de escrever redações, principalmente defendendo opiniões que contrariam os seus próprios pontos de vista, é divertido. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu também num gosto de redações não mas como também não levo jeito para ser um escritor assim de verdade igual você(sou mais das exatas), ligo o automático nessas redações de concurso, fixo as regras chatas na mente, mostro q "to ligado" nas notícias...de fato num sai um texto muuuiitoo bom não mas até agora deu pro gasto...

    ResponderExcluir