Visualizações do blog

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Senhorita por quê?!

Desde criança nós, meninas (e meninos), aprendemos que devemos chamar de senhorita às moças solteiras e de senhora às moças casadas. Para os homens não, homens são chamados de senhor e pronto. Não existe 'senhorito', é claro. Só que com o passar do tempo o tratamento 'senhora' acabou ganhando uma conotação de idosa ou madura - resumindo: velha. As moças ficam orgulhosas se forem chamadas de senhorita, porém, quando ainda jovens, mesmo sendo casadas, sentem-se desconfortáveis ao serem chamadas de senhora. Senhorita por quê? NÃO ENTENDO ISSO, está tudo errado. E já lhes explico porque... Aqui vai minha humilde teoria baseada em método algum além do meu mero 'achismo' [Descartes deve estar se revirando no túmulo agora, mas tudo bem].Lá vamos nós:
Senhorita contém o sufixo (?) 'ita' que, no espanhol, pelo que penso, é sufixo diminutivo. Por isso uma senhorita é considerada uma incapaz na sociedade e passa a se tornar senhora (dona de si, capaz) somente quando se casa com um senhor. Na constituição brasileira, até poucos anos atrás uma mulher era realmente considerada incapaz mesmo que maior de idade, se fosse solteira.

Ou seja: nossa gramática é realmente machista.





E aí? quer ser senhora ou senhorita?

Um comentário:

  1. Bom... assino este aqui como senhorito, mas, caso em janeiro e, invertendo a lógica, tornar-me-ei senhor porque casar-me-ei com a Senhora Farias. Ela sim, manda. Eu, já não mando nem em meus futuros filhos que nem gente ainda são.

    ResponderExcluir