Visualizações do blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Vamo falar de samba?


Pra ser polêmica logo de cara: odeio samba enredo. Pra falar a verdade odeio mesmo é o carnaval - mas isso já é assunto para outro post. Não vejo graça nenhuma em samba enredo e o único samba enredo que me conquistou durante a vida toda foi um da escola de samba Tradição no ano em que homenageou o Sílvio Santos, ponto. Levando em conta que tenho apenas 18 anos de idade, já sei que pessoas mais velhas poderão argumentar que lá no ano de 1964 e lá se vão bois e camelos... blablabla e toda essas histórias saudosistas que nossos avós ou pessoas mais velhas adoram contar!

Mas eu só posso falar daquilo que presenciei e, por isso, sambas enredos não me chamaram atenção até hoje. Acho que o que mais me pertuba é o excesso de bateria, sabe?
Poisé, sou da ala dos mais conservadores (?) gosto de um sambinha ameno, rítmico, quase nada... Como diz Vinícius de Moraes em Samba da Benção ''mas pra fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza'' e eu assino em baixo. Samba da Benção é um dos meus sambas preferidos, aliás. Eu amo essa cultura do samba no nosso país apesar de não conhecer muito sobre a história (alguém que queira me emprestar um livro, por favor manifeste-se) só sei que os primeiros músicos eram marginalizados e chamados vagabundos.

Claro: bossa nova. Além de ser o gênero de samba que mais amo ouvir, é meu gênero de música favorito. Quando ouço bossa nova fico arrepiada, extasiada, lenta... feliz e triste ao mesmo tempo. E se eu ouço bossa nova passeando pelo litoral do Rio de Janeiro dentro de um carro eu até choro (gente, falo sério). Quando ouço Bossa nova eu consigo me distinguir de qualquer outra pessoa da face da terra. Quando ouço bossa nova não sou americana, latino-americana e arrisco mais: nem brasileira ao certo... quando ouço bossa nova sou carioca.


Samba bossa nova é inteligente, contagiante, inspirador, romântico, singelo e algo único. Enfim, como não tenho muito tempo não posso prolongar meu post, mas termino dizendo que amo demais 'Samba de uma nota' só e acho que ele traduz exatamente o tipo de samba que eu gosto.

Um comentário:

  1. Parece que o que falta no samba enredo é a identificação, pois vc se identificou com o da Tradição (eu ri quando li isso, hehe) e se identifica com a melancolia da Bossa. Eu tb não gosto desses sambas enredos atuais (mas, desculpe o saudosismo, lembro dos sambas dos tempos em que não vivi) e gosto de algumas coisas da Bossa, mas te indico a Emanoelle, pois ela é fanática por Bossa Nova. Ah, quanto ao livro, obviamente eu o tenho (pra indicar e pra emprestar tb). hehe.

    ResponderExcluir