Visualizações do blog

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Como obter um corpo de praia

(Post do meu fb que resolvi trazer pra cá ;)

Tem duas fotos aqui nesse álbum especificamente que eu JAMAIS postaria sem cortar a parte da minha barriga. Mas hoje não. Hoje eu estou quebrando as regras não ditas do facebook em que todo mundo é perfeito e maravilhoso. Pelo amor de Deus, é só uma barriga. rs

Pois bem, entendam:

Sempre senti um imenso desconforto em expor o meu corpo e, por isso, não costumo ir à praia. Mesmo morando em uma cidade turisticamente praiana, eu não vou à praia.

Nós mulheres somos cobradas por um padrão estético praticamente inalcançável de perfeição. Não pode ter pelos, não pode ter celulite, não pode ter barriga, não pode ter estrias, nem dobrinhas nas coxas, não pode ter cicatriz de parto, peito demais, bunda de menos. Se você é gorda, não pode usar tomara que caia, não pode biquini de lacinho, maiô com as costas nuas também não pode.

Nós (mulheres) vivemos em uma constante ditadura do que podemos ou não podemos fazer/ser. Temos nossos corpos controlados e, desde pequena, vamos sendo condicionadas a odiá-lo se ele estiver fora do padrão midiático. A consequência disso é uma auto-estima destruída e a autoexclusão de espaços públicos como a praia, por exemplo.

Eu poderia escrever ainda um monte de coisas e explorar esse asunto sob diversas facetas. Mas vou pular logo para a parte boa.

Nesse último verão, a internet (leia-se: as minas <3 br="" como="" corpo="" de="" ensinou="" me="" obter="" praia.="" um=""> 1) Tenha um corpo;
2) Vá à praia;
3) Divirta-se!

Sim, é isso mesmo. Você pode amar o seu corpo. Você também pode querer mudá-lo, fazer exercícios para emagrecer e se sentir mais saudável. Mas não é normal que nós nos enclausuremos em casa só porque não somos/estamos magras.

Eu sei que é difícil não odiar o próprio corpo com tantos anos sendo adestrada para tanto. Sei que é dificílimo se sentir confiante e feliz consigo mesma quando a sociedade em que vivemos desde sempre nos diz, verbal ou silenciosamente, que nós não somos bonitas. Afinal de contas, não existem pessoas como nós na tv se não for pra fazer o papel do bobo, do ridículo ou qualquer outro estereótipo pífio.

Mas é possível. Eu ainda tenho muito o que conquistar em termos de auto confiança e orgulho do próprio corpo. Ainda quero mudá-lo e emagrecer levando um estilo de alimentação mais saudável.

Mas não quero me auto-mutilar no caminho. Não quero me amar só quando estiver magra. Quero viver agora, ir à praia assim, desse jeito mesmo e não só quando tiver atingido um suposto objetivo.

Pelo contrário, não quero atingir uma meta.

Eu quero é ser atingida pela meta de me amar.

Assim.

E ser feliz no processo.

A vida acontece no meio, e a praia tem que estar nos nossos planos do agora; principalmente se você é carioca.

Um beijo e um cheiro de quem ainda tem muito o que aprender e praia pra pegar ;*








Nenhum comentário:

Postar um comentário