Visualizações do blog

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Vida de Cão

Vejam bem, eu só postei esse esboço (ultra cru e secreto, suscetível a várias mudanças) porque ainda não tive tempo para postar algo decente no mês de setembro.



Meu nome é Hunter e eu sei que parece nome de cachorro. Eu sou um cachorro. Esse mesmo - quatro patas, duas orelhas, um rabo e pêlo curto - que você está pensando. Faz dois anos que eu ganhei um dono - ou, como diria o pequeno Arthur, faz dois anos que ele me ganhou. Ao que parece eu fora algum tipo de produto; algo que os humanos chamam de “presente” e acho que o ritual mais próximo, para o termo presente que temos em nossa cultura é o famoso Osso-Duro-de-Roer. O Osso-Duro-de-Roer tem uma história sensacional, aliás.

[No século IV d.C (d.C é a silga referente ao Cão Mor) um osso meio amarelado e realmente duro foi dado de presente para uma cadela, como cortesia, após ser arrancado numa briga de cães lá pelas bandas do Oriente Médio... desde então, esse gesto vem se repetindo sistematicamente a ponto de em todo o ocidente os cães de todas as raças usarem de tal artifício para cortejar as cadelas que, por sua vez, relacionam o Osso-Duro-de-Roer aos "cachorros-conquistadores" à procuda das "cadelas-sem-critério" - isto é, cadelas fáceis demais. Muitos Linguisticãonistas, inclusive, concluem que é por causa do ritual do "Osso-Duro-de-Roer" que os humanos usem os termos "cachorro" e "cadela" de forma pejorativa ao se referir a outro ser humano.

Desde que me mudei para esse novo lar, eu comecei a observar melhor a raça humana e descobri aspectos interessantíssimos sobre "os sofisticados". Quando o pai de Arthur chega do trabalho, por exemplo, e ele ainda está com o carro fora da entrada do condomínio eu começo a latir (não porque, segundo ele, eu fico feliz com sua iminente presença mas sim porque sei que é a hora do meu rolé está chegando), reconhecendo o velho e caquético Fiat Uno do seu Bené. Meus donos ficam animadíssimos com isso e me acham super inteligente e único - quando na verdade ignoram que qualquer cão tem uma capacidade auditiva incrível e um olfato que possui cerca de 215 milhões de células olfativas a mais do que um ser humano.

[continua... um dia, tomara.]

Um comentário:

  1. Pri,
    Saudade de quando vc escrevia milhares de textos por semana. haha.
    Beijos

    ResponderExcluir