Visualizações do blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Stand up comedy


Quem convive comigo sabe que sou uma pessoa de riso fácil - aliás, muito fácil. E eu to amando essa onda de stand up comedy brasileira que de uns três anos para cá tem revelado comediantes talentosíssimos (Rafinha Bastos, Danilo Gentili, Fernando Caruso, Leandro Hassum, Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Fabio Porchat, Marcela Leal, e por aí vai...). Para os não iniciados stand up comedy (Comédia em pé) é um espetáculo de humor que se utiliza apenas de um comediante - ou vários, fazendo rodízio - no palco e seu microfone, apenas isso. E a partir daí eles exploram temas comuns, coisas corriqueiras do dia-a-dia que para nós seres humanos mortais podem passar despercebidas, mas para eles - os comediantes - podem sempre inspirar um novo acesso de riso.

Eu admiro demais pessoas que conseguem fazer comédia, acho difícilimo achar o ritmo e o tempo certo da piada. Eu, por exemplo, sou uma negação em contar piadas. Eu consigo estragá-la completamente: seja rindo, seja começando a piada pelo final ou mesmo contando-a só até a metade por conseguir me esquecer do resto durante a narração. Juro.

Mas sou boa ouvinte, adoro piadas. Seja das mais bobonas até os diálogos mais inteligentes. Sempre gostei de ver Friends e séries do tipo. Então, se você é como eu que se amarra em se divertir com humoristas e afins, vá para o youtube AGORA e procure algum video de stand up com um dos caras que eu citei lá no primeiro parágrafo. Você não vai se arrepender.

Eu até tava pensando um dia desses cá comigo. Poxa, se existe stand up comedy, bem que poderia existir... sei lá, o written comedy (comédia escrita). Os caras são muito geniais, eles deviam explorar novos campos, fazer blogs de 'written comedy' e contar suas histórias... rs.
Eu mesma outro dia, aqui em casa, tava vendo uma programação qualquer e reparei - num desses comeciais de iogurtes para 'intestino preguiçoso' - no diálogo surreal da propaganda em questão.

Era o seguinte, umas duas ou três amigas se encontravam na praia e, ao que dá a entender, elas não se viam há algum tempinho. Se cumprimentam, pá, pá, pá... Quando resolvem por o assunto em dia. E a primeira pergunta que uma das amigas faz é: E aí, como vai o intestino? Depois dessa pergunta a outra mulher responde que com Activia o intestino dela voltou a funcionar muito bem e a essas alturas está feito todo o merchandising.

Mas, peraí... 'E aí, como vai o intestino?'. Quer dizer que você encontra sua amiga na praia, não a vê há algum tempo. Daí você não quer perguntar como vai as crianças ou o marido, nem quer saber alguma fofoca quente ou ainda contar quem é o novo chefe mala. Não, nada disso. Porque a primeira coisa que você precisa saber é como vai o intestino. Eu te pergunto, leitor, você chega numa festa e encontra seu cunhado. Agora imagina a situação.
Simulação
- Fala aí irmão, beleza?
- Tudo bem cara... e você?
- Tô bem também, rapá... agora deixa eu te perguntar uma coisa - olhar intrigado. Como vai seu intestino?
Nessa hora seu cunhado responde com a maior naturalidade.
- Até que vai bem, to tomando um iogurte aí, sabe? Acho que tá fazendo até efeito... agora o 'delgado' é que tá sinistro...

GENTE, isso é um absurdo! Não existem diálogos assim na vida de um ser humano. Primeiro que ninguém sai por aí declarando que tem prisão de ventre, e segundo que intestino definitivamente não faz parte do 'top 10' de melhores temas de uma roda de conversa.
Ai, ai... eu tenho vergonha de publicidades como essa...

8 comentários:

  1. HAHAHA! Sensacional! você acaba de fundar o "written comedy", sério mesmo! muito boa essa observação do iogurte... HAHAHA! e outra coisa, realmente a área publicitária é a que mais merece essas observações atentas. continue com isso! HAHAHA! gostei mesmo!

    ResponderExcluir
  2. minha mãe sempre fala algo qnd esse comercial começa. Ela me olha com uma cara de desprezo e diz: Que pessoa babaca! ta o babaca foi da minha parte, mas meus pais tem sérios problemas para observar e criticar comerciais... o problema do meu pai é com o da Glade... Não precisa nem comentar né? o do Pedrinho é o clássico, mas ainda tem uns dose! rs
    E qnt o novo estilo de fazer rir, o simples e genial "stand up comedy", ainda não tive oportunidade (dinheiro) para assistir algum do tipo...

    ResponderExcluir
  3. 'AUSAUSAUSUASAUSAUSHUAS Ei Pri como vai seu intestino? 'morri

    ResponderExcluir
  4. Você já tinha ouvido essa expressão em algum lugar ou inventou? Se foi você a autora, parabéns! Agora só falta escrever as tais written comedies, fazer sucesso, ganhar dinheiro, vender os direitos para a televisão, ajudar o seu tio com uma polpuda quantia todos os meses e ser feliz rssss!
    Tô brincando ... Na verdade, não sei se a expressão já existe, mas esse tipo de escrita já está mais ou menos identificado com as crônicas. Acho que o nosso maior expoente é o Luís Fernando Veríssimo, com as suas estórias leves, rápidas, inteligentes e com enorme senso de humor. Basta verificar as "Comédias da Vida Privada", e o restante do seu vastíssimo material. Talvez ele seja o primeiro "Comedy Writter" do Brasil! Beijo

    ResponderExcluir
  5. Acho que a Comédia em pé já atingiu seu auge e está em declínio, quanto à Comédia Escrita... genero bem difícil de se obter alguma qualidade.

    ResponderExcluir
  6. Nossa esse é um assunto que eu acho sensacional, sou fãn de mais de Stand-up Comedy já assisti varios shows.

    O que eu dou de risada com esses comediantes que vc citou.

    E esse assunto da propaganda é dantesco eu já tinha reparado

    ResponderExcluir
  7. vc esqueceu de citar o Fábio Rabin '-'
    q tbm eh mto engraçado

    olhe o meu:
    www.madrugando.net

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk você é muito engraçada, Pri...deveria fazer Stand up comedy!!!
    Seu humor é muito inteligente.

    ResponderExcluir