Visualizações do blog

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Time



Pra quem não sabe eu sou o desgosto do meu pai. A primogênita flamenguista, mais precisamente: traidora.
E por que não dizer víbora, estúpida, ovelha negra, vergonha da família... e por aí vai.

Meu pai (assim como toda a família dele) é botafoguense. Na minha casa só tem eu de flamenguista - minha mãe não conta, ela não gosta de futebol.
Quando eu era pequena, eu me lembro, meu pai sempre quis que eu fosse botafoguense. Era uma rixa mais ou menos assim:
meu pai - fala com o papai: fogãooo!
eu - mengoo!
meu pai - mengo não, fogo!
eu - mengo, papai.
Aí vinha o golpe baixo. Meu pai deixava de me dar regalias, brincadeiras legais de me jogar para o alto e outras dessas maldades que se fazem com crianças que não seguem o time dos pais.

Tá, eu to enrolando mas eu vim falar de uma parada séria.
Eu tenho uma teoria de que todos os brasileiros são flamenguistas. Isso porque Flamengo tem algo de peculiar que o diferencia de todos os outros times, vocês já perceberam?

Se o Wagner joga no Palmeiras, ele é Love. Se joga no Flamengo é bandido. Se o Flamengo ganha o jogo, o juíz roubou. Se a torcida enche o estado, faz a festa e as câmeras mostram é porque a Globo é flamenguista (essa eu nunca entendi). Se sai uma briga pessoal entre dois torcedores flamenguistas, já é capa de jornal. Aliás, qualquer nota do Flamengo (mesmo que não tenha a ver com futebol) é capa de jornal. Adriano briga com a mulher? Capa de jornal. Tem gente que diz: prefiro ser viado do que ser flamenguista (?). Tem pai que diz: tudo, meu filho, menos flamengo... tá bem? Tem gente pre prefere ver o flamengo perder numa final de Libertadores a ver o próprio time ganhar o Brasileirão [sim, já ouvi mais de uma vez essas três últimas afirmações].
E aí vem a parte que eu me divirto mais: Se o Flamengo é eliminado da Libertadores, soltam fogos.

É isso mesmo. As pessoas comemoram as derrotas do Flamengo. Não só comemoram mas vibram, regozijam-se, sofrem para que o resultado final seja desfavorável ao time rubro-negro. Gastam tempo e dinheiro preparando fogos. Isso é muito interessante, gente. O Flamengo tem público. O maior, por sinal. E eu não estou tocando na questão dos 35 milhões de torcedores. Porque como eu disse anteriormente, todos os brasileiros são flamenguistas. A diferença é que uns são invertidos, torcem ao contrário porque converteram todo o amor reprimido dentro do peito em ódio. É fácil notar isso quando se faz uma exegése do próprio hino do Fla, quer ver?

"Eu teria um desgosto profundo,
Se faltasse o flamengo no mundo"

Se o Flamengo deixasse de existir, o Brasil todo ficaria órfão. Quem amar? Quem odiar? Ninguém é indiferente ao Flamengo. Todo mundo conhece, todo mundo comenta, todo mundo fala, todo mundo torce - nem que seja contra. Afinal de contas, todo mundo é flamenguista...


O Time está fora da Libertadores, mas não importa. Eu sou casada com o Flamengo. E nesse amor, ninguém se intromete.

6 comentários:

  1. Priscilla,

    Futebol é algo apaixonante mesmo. E o que mais me impressiona é como cada torcedor tenta a todo custo dizer que o seu time é o melhor usando todos os argumentos citados por ti. Já ouvi corinthiano dizendo isso (meu irmão), já ouvi cruzeirense dizendo isso (o restante da minha família, inclusive eu), já ouvi atleticano dizendo isso (minha namorada), já ouvi são paulino dizendo isso (meu primo), enfim, cada um com sua paixão pelo time de coração faz tudo que citou quando um escandalo acontece com os nossos adversários. desde que não haja violência acho tudo normal. as gozações que fiz com os atleticanos durante dois anos foram retribuidas esse ano com a perda do campeonato mineiro e a eliminação da libertadores. enfim, acho que paixão futebolística não se mede, se sente, e cada qual sabe o quanto aquele time que foi escolhido é importante na sua vida.
    ótimo post, mas não poderia deixar passar em branco, mas o império do amor acabou... hehehehe.
    abraços.
    fabiano

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Deu dô do Flamengo ontem. Jogaram bem, mas de quatro jogos contra a Universidad de Chile nesse ano o Flamengo só ganhou um! Não mereceram a classificação mesmo.

    @Chris_batera

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pri, como vai?
    estou aqui na Casa dos Devaneios (amei esse nome),curtindo seus textos, ótimos! Não devia estar aqui pois estou usurpando a internet de meu trabalho para assuntos alheios ao ofício, Enfim..

    Certa feita escrevi um texto cujo título foi - O NASCIMENTO DE UMA TORCEDORA FANÁTICA, patético (rs), qualquer dia passo pra você.

    Já adicionei aos meus favoritos, parabéns pelo Blog.
    Um beijo, querida.
    Karla de Souza

    ResponderExcluir
  4. Parceria. Eu te sigo. Você me segue. Nós nos seguimos. hahahahaha

    Manter contato mesmo... sacou?

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Sua família sabe bem o que é futebol bom... Hehehe

    ResponderExcluir
  6. Pri, me meto no seu amor. Sejamos mais racionalistas nesse momento. Todo mundo fala do Flamengo porque dá dinheiro, afinal é a maior torcida (logo, a que mais consome). Isso explica o fato de a Globo ser flamenguista, pois a audiência está aí. Quanto ao fato de torcerem contra... Preste atenção, isso não é bem assim. As pessoas torcem contra pq vcs começaram esse processo. Lembro das finais de mundial de clubes que o Vasco perdeu? flamenguistas soltaram fogos e saíram vestidos nas ruas. Flamadrid: lembra? Acho que falta vc ir caçar as origens dos problemas. Beijos.

    ResponderExcluir