Visualizações do blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Porque nerd está na moda...


Nerd está na moda. Ou pelo menos o estilo nerd está na moda. Óculos gigantes (não-escuros), estampas xadrez, camisetas 'I ♥ Nerd', quadrinhos, games de RPG, Stan Lee, The Big Bang Theory (aliás, pra quem não sabe, vou me casar com o Sheldon)... Enfim, a intelectualidade tá rolando solta por aí. Será?

É engraçado como os conceitos vão mudando, não é mesmo? Teve a época dos skatistas, a época dos grunges, época dos emos e... época dos nerds. Plim!
Mas, não se engane, não estou falando daquele nerd estereotipado americano - do cabelinho de gel pro lado, camisa emgonada, que faz parte do clube de xadrez, sofre de bronquite asmática e sempre morre de amores por uma cheerleader.
Estou falando da moda que tem se espalhado por aí e que tenho achado muito injusta, por sinal.
Já explico por quê.

Eu nunca fui nerd (não exatamente). Aquela aluna que estuda em casa, com todos os deveres em dia, que nunca conversa na aula e é sempre a escolhida do professor. Não, eu nunca fui essa. Na verdade eu sempre fui participativa e crítica nas aulas. Mas eu conversava bastante, muitas vezes copiava as respostas dos trabalhos alheios (dos nerds) para o meu caderno, de vez em quando colava (química que o diga) e também passava cola (filosofia que o diga).
Mas não estou aqui para falar dos meus comportamentos em sala de aula.

Eu acho muito injusto essa onda Nerd que se espalha pelos adolescentes porque eu sempre fiz parte disso, na época que era totalmente impopular e indiferente alguém ser inteligente.

Pra falar a verdade eu sempre gostei de caras inteligentes e que, de alguma forma, mostrassem (ou tentassem mostrar) que eram melhores do que eu - não que algum garoto realmente possa conseguir ser melhor que eu (rs). Caras criativos, ambiciosos. Que sabem tudo de exatas, inclusive como usar o compasso E o transferidor (acho ambos objetos aterrorizantes) e no futuro pretendem fazer Engenharia. Ou então que sabem tudo de geopolítica e sociologia, inclusive têm bons argumentos quando estão num debate e no futuro pretendem fazer História ou Direito. Enfim isso tudo me atrai muito. Muito mais, aliás, do que o tipo que a maioria das meninas sonham: bonitos, fortes e hmm... bonitos. É. Só pensam nesse raio da beleza. O que pra mim sempre foi muito esquisito porque meu gosto não é muito convencional.

Eu não deveria ter criado essa postagem, pois parece que estou falando muito de mim e do meu gosto para o sexo oposto. Sinto informar que é tudo mentira. Geralmente eu invento uma personagem para escrever nesse blog então, lamento muito, mas você nunca saberá ao certo quem está escrevendo aqui... ou não (rs).

Enfim, eu estou com fome, acho melhor eu tentar concluir isso aqui. Como eu (ou minha personagem) ia dizendo, agora está difícil saber quem é realmente intelectual. Todo mundo quer ser (pseudo) nerd.
Eu mesma confesso que sou uma pseudo intelectual. Gosto de tentar falar sobre tudo e me meter em todos os assuntos (vide minhas postagens sobre futebol). Mas tem gente por aí que está pegando pesado, tem gente por aí que é até comunista (e só tem 15 anos!). Falo isso porque semana passada vi uma garotinha com a camisa do Che estampada no peito...

Nada contra o Che ou contra a menina. Mas eu lembro que um professor uma vez me disse que se o Che estivesse vivo para ver que fizeram um mercado riquíssimo só por causa da imagem dele...
Foi isso mesmo, o professor deixou a frase em reticências.

E agora só o tempo deixará a gente saber quando a onda nerd irá acabar.

12 comentários:

  1. espero que acabe o mais cedo possível. assisti o big bang theory e não achei graça nenhuma.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o mercado esta se voltando sobre o modo de ver o mundo, assim sendo estão abordando visões alternativas do cotidiano e uma delas e o estereotipado "nerd", creio que muito disto vem dos seriados baseados na cultura norte americana, que convenhamos uma cultura que estimula muito o crescimento de tendências aqui no brasil, tanto direta ou indiretamente.
    è triste o fato de vermos o povo se deixar levar por uma palavra (bazinga) que eles nem sabem o significado, ou pelo menos imaginam quenao tenha significado, mas o que podemos fazer alem de observar e de tentar alertar uns poucos de sua ignorância.Enfim um otimo post, curti o blog.
    =]


    http://bonecozumbie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O pior é que a moda desmistifica um pouco do encanto Nerd que se tinha na minha, na sua, na nossa época... Apesar de eu adoroa The Big Bang Theory e derivados.. O mercado adora criar ciclos de modas para se vender mais e mais... e funciona!
    Passei por uma fase pseudo-grunge, mas só no estilo de vestir. No fundo sempre fui que nem você se descreveu ali em cima... No fim mesmo, esta massificação de culturas e ideiais acabam sempre gerendo uma busca pela individualidade...
    As particularidades de cada um é o que há de mais bonito!

    ResponderExcluir
  4. pow entao eu nasci na moda
    kkk

    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Sempre fui chamado de nerd. Tinha um ar de xingamento na boca de quem dizia. Nos meus ouvidos tinha o prazer o de ser diferente.

    Agora virou modinha e ser nerd é ser pop. Não há nada de diferente nisso. As roupas e os óculos são legais, claro. Pena que não tem nada, ou muito pouco, de inteligência nesse movimento...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Priscilla,
    Acho que isso é modismo sim. De tempos em tempos os conceitos mudam e uma nova categoria é colocada em evidência. O importante é que cada um seja o que bem entender e seja feliz com essa escolha.

    Fiz um comentário no blog da Karla referente ao que escreveu. Depois dá uma passada lá. http://nascidaemversos.blogspot.com/

    Espero tb que tenha um tempo para conhecer o meu blog.

    Abraços.

    Fabiano

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. apoio o comunismo e tenho éé... quatorze anos... cof cof! rs mas não sou uma (pseudo) nerd... Na verdade eu era qnd n precisava ser... e agora que preciso ser.. parece que desaprendi. Odeio colas, me sinto uma babaca passando cola pros outros.. eu já estudo pouco e outro que não estudou nada vai pegar a minha respostinha suada? aaah não! mas qnd é o contrário (receber cola) aí e outra coisa... rs
    Mas.. quanto aos nerds.. tenho um pouco de raiva deles (inveja) quem perde tempo estudando aritmética? Ave credo! (haha) Odeio exatas... mas to descobrindo que se eu "perdesse meu tempo" com elas, seria muito mais vantajoso...

    ResponderExcluir
  9. A minha intenção foi puramente ironizar, Ciça.
    Eu não quis dizer que eu não apóio o comunismo... ou o fato de alguma adolescente admirar o Che. Tanto o comunismo com o Che são fato e figura importantes na história do mundo (pelo menos ocidental). Eu só queria levantar uma discussão sobre o porquê da ação das pessoas. Será que elas realmente sabem quem foi o Che? Ou será que essa garota tava passando no Saara, viu a camisa, achou legal e comprou?
    Eu ahco que eu tenho que parar de escrever com ironias... rs.
    Mas valeu pelos comentários aê, gente. Continuem falando o que pesam.

    ResponderExcluir
  10. Nerd virou modismo sim...adorei o texto...e a foto tbm ficou bem legal! parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  11. Pri,
    Você está na moda, olha como seu blog tá comentado, caramba! haha. Particularmente, discordo do seu conceito de nerd. Acho-os idiotizados, pouco reflexivos e suas paixões mostram que na verdade eles queriam ser o que não são: nerds são os lobos dos nerds. Sendo assim, nerd é apenas um modismo (como vc mesma disse) não dizendo respeito a inteligência, mas a gostos pessoais e a formas de se vestir e comportar. Quando eu era mais novo, com (des)respeito aos que não colam, eu adoraria ter arrancado a cabeça de um e pendurado num poste.

    ResponderExcluir
  12. Priscilla, a foto dessa postagem tá muito "Pomplamoose" pro meu gosto ... rsss

    ResponderExcluir